VEÍCULOS BLINDADOS UTILIZADOS PELO EXÉRCITO
NOS TEATROS DE OPERAÇÕES ULTRAMARINOS
ANGOLA
A
utilização de carros de combate de lagartas nos teatros de operação africanos
pelo Exército nunca foi uma opção consensual, dado serem considerados mais
apropriados a um cenário de guerra convencional, contrário ao de guerrilha com
o qual nos confrontávamos, para além das restrições ao uso de material NATO, etc.
Apesar disso foram utilizados a título experimental três carros M5A1 “Stuart” em Angola, por proposta do então Cap Mendes Paulo, integrados no BCav 1927, e designados pelos guerrilheiros da FNLA de “Elefante Dundum”, tendo operado até 1972, com relativo êxito.
A utilização destes veículos em cenário de guerra levou à publicação do livro “Elefante Dundum” Missão, Testemunho e Reconhecimento, que inclui um CD, da autoria deste oficial, numa edição do próprio com o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar.
(1) M5A1 "Stuart" |
Neste território foram ainda utilizadas as TP2 EBR Panhard 8x8 Mod 959 e as TP14 ETT Panhard 8x8 Mod
959, com sobretudo a primeira, equipada com uma peça de 75mm, a mostrar-se desadequada face às condições em que operavam e ao tipo de conflito, mas que apesar disso, se mantiveram operacionais até finais dos anos 60. Estas viaturas seria substituídas pelas AML Panhard 60-7 Mod 965 ML61 e a Eland MK 4 Mod 972, a sua variante sul-africana.
(2) TP2 EBR Panhard 8x8 Mod 959 |
(3) TP14 ETT Panhard 8x8 Mod 959 |
(4) AML Panhard 60-7 Mod 965 ML 61 |
MOÇAMBIQUE
Para além da versão francesa e sul-africana da AML Panhard foram também utilizadas a viatura blindada GM Fox Mk I Mod 957 e o semi-blindado GM 4x4 TT Mod 947, vulgarmente conhecido como "Granadeiro".
(5) GM 4x4 TT Mod 947 |
GUINÉ
Na Guiné as unidades de reconhecimento eram consideradas adequadas às condições operacionais encontradas, sendo estas de tipo esquadrão de reconhecimento (ERec) à escala de companhia, estando equipadas com blindados ligeiros de rodas.
As
necessidades de garantir material operacional que respondesse às missões de
reforço a outras unidades no território, proteção à abertura de itinerários
(construção de estradas), escolta de colunas, etc. Levou ao uso de diferentes
tipos de viaturas, algumas utilizadas durante a II Guerra Mundial e desajustadas
do tipo de conflito em causa, mas que, embora condicionadas, se mantiveram em
uso até ao termo do conflito.
As
especificidades e constância das missões levaram a adaptações do modelo
clássico orgânico dos PRec, com a composição dos pelotões a serem também limitados pelo número de viaturas operacionais.
(6) Daimler MkIIIA Mod 963 |
(7) Daimler MkIIIB Mod 963 |
(8) GM Fox Mk I Mod 957 |
(9) White M3A1 |
AML PANHARD
A
opção por material mais moderno e adequado, apesar dos constrangimentos para a
sua aquisição, levaram à opção pela AML Panhard 60-7 Mod 965 ML61, de origem
francesa, que era também produzida sob licença na África do Sul, com a
designação de “Eland", como atrás descrito, e que serviu nos três teatros de operações.
Estas
viaturas equipavam o Exército francês e resultavam da sua experiência de guerra
na Argélia, de caraterísticas semelhantes à que enfrentávamos, tendo começado a
ser produzidas em 1961.
Morteiro 60mm e metralhadoras MAC 34 7,62mm |
CHAIMITE
A tentativa de resolução da previsível inoperacionalidade total de algumas das viaturas
blindadas em serviço e a necessidade de obter um veículo blindado vocacionado para o transporte de tropas. Levou à opção pela produção de uma viatura com essas caraterísticas fabricada em Portugal. Em finais de 1970 chegam à Guiné as primeiras Bravia Chaimite V-200 Auto Transporte
de Pessoal Blindado; a que se juntou como viatura de teste uma Cadillac-Gage
V-100 “Comando” equipada com um canhão de 90mm de origem belga.
As “AML Panhard” com as “Chaimite” formavam organicamente esquadrões designados por AML/Chaimite. Contudo, apesar desta organização, no CTIG, estas viaturas operavam em unidades distintas e com zonas
específicas de atuação, apesar da designação atribuída às unidades e da sua complementaridade.
(10) Bravia Chaimite V-200 |
(11) Bravia Chaimite V-100 |
Webgrafia
(3) http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6999
(4)http://mazungue.com/angola/index.php?page=Thread&threadID=1999&pageNo=55
(5) http://areamilitar.net/directorio/TER.aspx?nn=504&P=77&R=EX#A1
(4)http://mazungue.com/angola/index.php?page=Thread&threadID=1999&pageNo=55
(5) http://areamilitar.net/directorio/TER.aspx?nn=504&P=77&R=EX#A1
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